5 de ago. de 2023

Instabilidade Emocional


 Estabilidade emocional não é uma questão de escolha, é algo fundamental para todos nós. Erramos o suficiente para nos perder no contexto de vida e relacionamento, quando ignoramos extrema necessidade de controlar a nossa instabilidade emocional. Mesmo que para algumas pessoas tal descontrole represente atitudes propositais, não se iludam, nos terráqueos estamos doentes, e a cura é muito difícil porque a maioria ignora a dura realidade que precisa de ajuda, e segue falando, magoando, agindo, como se estivesse em plena consciência mental.  

 É inevitável o avanço do problema se não encontrarmos alternativas a curto ou médio prazo, o vírus na consciência humana está destruindo noções entre lógica e razão, construindo uma enorme avenida de individualidade e insensatez. Torna-se impossível imaginar o mundo sem a humildade para reconhecer erros e corrigi-los, já escrevi inúmeras vezes sobre um escudo perigoso intitulado de amor-próprio, o hábito de agredir, machucar e não possuir sabedoria ou decência para se desculpar.  

Esse é um tipo de distúrbio que exige um tratamento urgente, é obvio que dependendo do estágio da doença, alguns nem admitem conversar sobre o assunto. O que vemos lamentavelmente nas mídias é um crescimento avassalador da ignorância comportamental, e jamais poderemos imaginar que seja algo proposital, mesmo reconhecendo que indiferenças e desigualdade seja uma semente cultivada desde os princípios, podemos substituí-la por uma melhor, contribuindo com uma evolução positiva. 

 Famílias não se imaginam separadas, amigos não planejam indiferenças, nações que desde o começo lutam por ideais e ideologias, cérebros avançados e intelectuais bem que poderiam se modernizarem seus intelectos e lutarem por um bem comum, sem aterrorizarem o mundo com medo e insegurança.  

Agora imaginem a maioria de nós apenas pessoas comuns ou do grupo dos  excluídos, como manter estável o emocional, difícil? Muito, impossível? Relativo. Se a gente ignorar a nossa urgente ação de evoluir humanamente e permitir que o nosso ego seja maior do que a razão, jamais conseguiremos estabilidade emocional, tudo isso é infinitamente desafiador, mas se quisermos realmente fazer algo por nós e pelos outros, é apelar para uma palavra super delicada"o sacrifício”. De qualquer forma se não estivermos dispostos a fazer alguma coisa para os estranhos, então fazer para nós mesmos, amando e restaurando o amor daqueles que nos amaram e poderão voltar a nos amar, vai depender muito das nossas ações.


“O conhecimento é um farol na escuridão” 

Antônio Lopes Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

contos e encantos: Uma Janela no Coração

contos e encantos: Uma Janela no Coração :   O amor é realmente um sentimento profundo e poderoso. Ele transcende as palavras e se manifesta...