30 de abr. de 2025

Bora ser Feliz?

 


Bora ser feliz? Ah, como é difícil! Muitas pessoas nem sequer tentam. É compreensível temer desafios dessa magnitude, mas é algo verdadeiramente compensador quando atingimos nosso objetivo e nos fortalecemos para seguir em frente.

A felicidade é uma busca eterna. No entanto, muitos de nós nem sequer sabem qual é a verdadeira prioridade. Como um helicóptero que perde a hélice, acabamos voando sem rumo, e qualquer lugar parece o ideal. O tema do autoconhecimento está quase fora de moda, pois muitos procuram esse conhecimento nos próprios desejos. Na verdade, é com o nosso espírito que devemos conversar primeiro. Somente após um entendimento profundo podemos realmente compreender quem somos e o que precisamos para ser felizes.

Trata-se de guerra e paz: a batalha primordial para vencer os medos, que são constantes e quase infinitos. Mas, e se eu lhe dissesse que muitos desses medos nós mesmos criamos com a nossa covardia? Quantas vezes deixamos de amar a nós mesmos enquanto tentamos amar os outros? E, quando surgem as decepções, simplesmente as ignoramos e continuamos apostando nossas fichas na sorte, quando, na verdade, deveríamos recorrer à lógica.

Amar continua sendo o mais puro de todos os sentimentos. É sempre bom recordar a recomendação bíblica: "Amarás teu próximo como a ti mesmo." Precisamos nos colocar em primeiro plano. Quem ama a si mesmo sabe, ou pelo menos deveria saber, como amar os outros.

Que tal buscarmos a felicidade? Descubra suas prioridades, não crie expectativas exageradas e seja você mesmo. Construa e defenda o seu mundo, valorize o que realmente importa, quebre as correntes que prendem à âncora do passado. Identifique o seu potencial e apresente-o com humildade. Por fim, tenha a certeza de que, independentemente das razões e ações humanas, o universo é justo, e o tempo segue seu curso para todos.

Tente ser feliz sendo você mesmo e jamais se permita a ingenuidade de sofrer para agradar aos outros. Solidariedade, compaixão, amor—esses são valores que precisamos cultivar, pois são a essência da humanidade. No entanto, não devemos sofrer por causa da ingratidão alheia. Ao cobrar gratidão de alguém, revelamos o quão vazios estamos por dentro.

Faça o bem sem esperar nada em troca. Faça por amor, nunca por conveniência ou troca de favores.


"O conhecimento é um farol na escuridão"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contos e Encantos: Bora ser Feliz?

Contos e Encantos: Bora ser Feliz? :   Bora ser feliz? Ah, como é difícil! Muitas pessoas nem sequer tentam. É compreensível temer desafios ...