Decisão inteligente exige coragem, discernimento e verdade. Não há espaço para evasivas: é preciso separar o emocional para evitar adiamentos ou justificativas e, enfim, agir. Cada vez que postergamos algo que inevitavelmente terá de acontecer, apenas prolongamos nosso desgaste e encurtamos o tempo de recuperação. Costumamos falar em “cortar o mal pela raiz”, mas esquecemos que muitas dessas raízes são invisíveis. Em questões pessoais, elas demoram a se revelar e justamente por isso é tão difícil enfrentá-las de imediato.
Em uma decisão inteligente, não faz sentido pensar em terceiros quando o problema é de primeira pessoa. Ainda que questões pessoais envolvam inevitavelmente conflitos externos, ação e razão são indispensáveis. Partindo da verdade universal de que nada é eterno, o ideal é decidir o quanto antes. Causa e consequência caminham lado a lado, mas a omissão pune de forma devastadora. Por isso, é sempre melhor agir do que se esconder na inércia.
Um alerta: no momento da decisão, é desaconselhável seguir orientações de pessoas que parecem ter soluções para todos os problemas, especialmente quando não são delas. Geralmente, essas pessoas estão mais perdidas do que nós mesmos. O caminho mais racional é fazer o que precisa ser feito. Há um detalhe importante: “eu pensei”, “me disseram”, “eu acho”, tudo isso representa um risco enorme. Decida com base em fatos e na verdade; só assim constrangimentos e acusações permanecem distantes.
Decidir é sempre desafiador, mas são justamente esses desafios que funcionam como termômetros da nossa capacidade de agir e superar. Errar tentando acertar é um ato muito mais heroico do que abraçar o fracasso por falta de coragem. Se há algo verdadeiramente imperdoável, é conviver com o peso do medo ou da covardia.
Coragem: todo esforço se torna recompensador quando lutamos pela nossa dignidade. A maioria das decisões pessoais costuma doer, mas a dor passa. E quando olhamos para trás e percebemos que superamos o que parecia insuperável, esse é o verdadeiro Oscar da vida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário