14 de fev. de 2026

No Carnaval da Vida


 No carnaval da vida, todos somos foliões. Às vezes brilhamos nos destaques das alegorias, outras vezes sambamos discretos no chão, como passistas anônimos. Seja no alto dos carros alegóricos ou nos bastidores que os sustentam, quase sempre vestimos a fantasia de uma alegria contagiante, mesmo quando a alma se afoga em rios de lágrimas.

Enquanto os carnavais oficiais duram apenas três dias, o nosso carnaval existencial é longo, intenso e desafiador. E nele, a comissão julgadora jamais se engana, nem repousa nos camarins. Se a chuva desce sobre o asfalto da avenida e apaga o brilho do sapato do passista, a lágrima que escorre em nosso rosto não nos detém. Seguimos firmes no desfile da existência, sustentados pela esperança de resultados mais grandiosos do que qualquer nota de apuração na quarta-feira de cinzas.

 Na apoteose do samba, a cada ano as escolas desfilam enredos inéditos, contagiando os foliões nas arquibancadas. Mesmo quando homenageiam personagens já conhecidos, cada narrativa ganha novas cores, detalhes e brilhos. A bateria, com sua energia única, sacode o público e renova o espetáculo. Nós também, com um repertório variado de problemas e desafios, precisamos inovar e nos reinventar. É preciso encarar o nosso desfile com sangue, suor e lágrimas para, ao final, encontrar motivos para sorrir.

Mestre-sala e porta-bandeira dançam diante da comissão julgadora vivendo seus instantes únicos, e sonhando com a nota máxima. Na escola da vida, tantas vezes somos mais espetáculo do que originalidade e não por escolha, mas por urgência. O estandarte é pesado, mas ainda assim preferimos cambalear com ele a deixá-lo cair.

Que sigamos desfilando no grande carnaval da vida, com energia e firmeza nos pés para sambar sobre os problemas. Que as alegrias sejam abundantes e que a comissão julgadora do universo nos presenteie com notas generosas. Que a nossa bateria nunca perca o compasso, e que a própria vida se transforme em um majestoso carro alegórico, onde nós sejamos sempre o destaque principal.


"O conhecimento é um farol na escuridão"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contos e Encantos: No Carnaval da Vida

Contos e Encantos: No Carnaval da Vida :   No carnaval da vida, todos somos foliões. Às vezes brilhamos nos destaques das alegorias, outras ...